PROCRASTINAÇÃO

Esse é um excelente tema e que de certa forma interessa a todos. Afinal quem não é procrastinador?

Quem de nós, vez ou outra, não deixamos algo para depois, seja por um motivo ou outro?

Procrastinação- É o negligenciamento de uma atitude ou de algo para fazer.

A palavra procrastinar é derivada do latim “procrastinare”, “procrastinatus”, que significa: “à frente de amanhã”. Literalmente é a velha e conhecida frase, “deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”.

park-bench-771653_1920.jpg
people-3281583_1920.jpg

São sinônimos de procrastinar: adiar, espaçar, postergar, demora, atrasar, protrair, prolongar, retardar, protelar, prorrogar, pospor, diferir, delongar, tardar

Todos nós temos o habito da procrastinação, e é considerado normal, até o momento em que esse habito começa a causar prejuízo em nossas vidas.

A procrastinação existe desde os tempos remotos, em maior ou menor grau no ser humano, ela faz parte de nossas vidas.

anxiety-2987872_1920.jpg
tv-1529259_1920.jpg

É comum procrastinar deixando uma atividade para depois e se envolver como uma distração, por exemplo: com a televisão, ou com o celular, internet, enfim, com algo, alguma coisa, deixando uma tarefa que poderia, ou deveria ter sido executada anteriormente.

A consequência é o, surgimento da culpa pela não execução junto com a ansiedade, frustração, o stress, entre outros sentimentos.

O procrastinador, sempre usa desculpas para não realizar as atividades, como: amanhã eu, começo, amanhã eu faço, está chovendo, estou cansado, estou desanimado.

winks-2383407_1920.jpg
customer-3864831_1920.jpg

Podemos eliminar a procrastinação?

Claro que NÃO!

Se alguém afirmar essa possibilidade, é MENTIRA!

Não existe uma fórmula mágica para eliminar a procrastinação, mas existem formas de combate-la. Por oportuno citamos, duas técnicas ensinadas por Christian Barbosa, em um de seus livros (Christian Barbosa - Equilíbrio e resultado: Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?), afirma que existem inúmeras técnicas para ajudar a diminuir a postergação.

Christian Barbosa, é empresário, consultor empresarial, investido, autor best seller com 6 livros publicados, especializado em produtividade e alta performance.

Segundo o autor é imprescindível, criar hábitos diários, ele ensina duas técnicas simples para iniciar:

1-A técnica da formiga: que consiste em realizar como a formiga; a formiga é considerada inseto insignificante, porém, está sempre executando suas tarefas diariamente.

take-532097_1920.jpg

2-A Técnica dos cinco: Se está vendo Televisão por exemplo se tem que iniciar ou terminar uma atividade. Faça o seguinte: desligue o aparelho, se possível da tomada.

Sente-se, respire e comece uma contagem regressiva, do cinco até o um, da seguinte forma: Conte cinco e, olha para o ambiente, quatro, olha de novo para o ambiente, três respire, no dois pense na tarefa, no um levante-se e vá realizar  a tarefa. Experimente.

stick-44577_1280.png

Como funciona: Por exemplo você precisa ler um livro, mas sempre está deixando para depois. Ao invés de dizer vou ler todos os dias meia hora, diga vou ler duas páginas por dia. E comece. A leitura vai te envolver que, sem se dar conta, a cada dia aumentará uma, duas ou mais páginas, e quando perceber já leu todo livro. Essa é a técnica da formiga, um passo de cada vez.

hand-2773840_1920.jpg

Esta é uma técnica que parece simples, mas tem o poder de te colocar em concentração, para que você entenda o momento presente e saia para realizar. Quando se usa essa técnica ela te faz desconectar do que está acontecendo a sua volta, do seu ambiente e, você começa a se conectar, a pensar, direcionando sua energia, sua atenção para o que precisa ser feito, assim você vai lá e faz a atividade.

São duas técnicas aparentemente simples, mas que tem o poder de nos trazer à realidade, daquilo que tem que ser executado. Usadas regularmente tendem a diminuir a procrastinação.

Gostou do texto?

Fez sentido para você?

Saiba mais, nos dando a honra de seu contato!

Gratidão!

Queremos saber sua opinião
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigada pelo envio!

¹ Christian Barbosa, empresário, consultor empresarial, investido, autor best seller com 6 livros publicados, especializado em produtividade e alta performance.

² Christian Barbosa - Equilíbrio e resultado: Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?

Marque uma sessão Gratuita

Suas informações foram enviadas com sucesso!