MINDSET

É um assunto  atualmente muito abordado, vamos entender um pouco mais do que se trata.

Buscando a tradução do inglês para o português, significa: mentalidade, pensamento.

Em outras palavras está relacionado com a forma de pensar, com a forma ou visão que temos do mundo a nossa volta; a forma configurada em nossa mente.

O Mindset é o responsável pelo  conjunto de ideias,crenças e valores que uma pessoa possui.

mind-767584_1920.jpg
virtual-reality-1541316_1280.jpg

Existem dois tipos de Mindeset: o Fixo e o de Crescimento. É oque  salienta Carol Dweck¹, é a maior autoridade e especialista neste assunto, em  seu livro Mindset- A Psicologia do sucesso explica que, no Mindset Fixo a pessoa  acredita que suas qualidades são imutáveis, já no Mindset de crescimento é baseado  na crença de que a pessoa é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços.(grifos).

É nessa linha que o individuo vai norteando sua vida de acordo com a percepção em que está inserido; que o faz  enxergar, compreender e julgar os acontecimentos a sua volta, elementos que constituem os  motivos de suas atitudes e decisões.

man-69283_1920.jpg

Devemos compreender que não se trata de nada definitivo, ou seja, se a pessoa tem mais características do mindset fixo, não quer absolutamente significar que deverá ser assim eternamente.

 

Estamos em constante evolução e essa configuração pode ser alterada. Como isso é possível? Mudando a forma com que a mente lê os fatos, substituindo pensamentos, idéias e crenças por pensamentos positivos, altruístas.

 

No mindset fixo a pessoa acredita que não pode mudar sua personalidade, por exemplo: se geralmente não se dá bem com o fato de não saber algo, pensa que não tem capacidade ou que não é boa o bastante para realizar algum desafio. Para ela ou a pessoa é inteligente ou é burra.

Por outro lado no mindset de crescimento a pessoa vive em constante desenvolvimento, evolução, adora desafios. Para estas pessoas, o fato de não saber ou não dominar algo, não importa, o que realmente importa é sua vontade de evoluir através do aprendizado.

psychology-2706899_1920.jpg

Como mudar o Mindset?

 

Vimos que o Mindset é responsável pelo nosso comportamento, construído ao longo de nossas vidas. Por tal razão, como mencionado acima, esse comportamento, pode ser também alterado, mudando definitivamente nossos e hábitos, consequentemente mudando a forma que enxergamos o mundo.

 

Substituindo  velhos hábitos e comportamentos, mudando a mentalidade, eliminando as crenças limitantes e sabotadoras que impedem o desenvolvimento de habilidades e competências.

 

A mudança efetiva do  pensamento, altera o comportamento, descortinando uma  nova realidade, o que explica por que determinadas pessoas possuem talento para o sucesso e são consideradas pessoas extraordinárias.

 

Carol. Weck, diz que: É interessante observar que os que têm mindset de crescimento parecem possuir esse talento, e ressalta que foi essa a conclusão de Howard Gardner² ,em seu livro Mentes extraordinárias, segundo ele, os indivíduos extraordinários possuem “um talento especial para identificar seus próprios pontos fortes e fracos”.

 

Mudança de comportamento, é mudança de mentalidade, não adianta somente pensar positivo, ou mudar uma atitude. A chance de retornar ao comportamento anterior é muito grande. É necessário configurar uma nova mentalidade; eliminar pensamentos sabotadores e encarar os desafios  alimentando pensamentos positivos e  colocando-os em prática.

 

O Coaching pode ser a ferramenta poderosa para  ajudá-lo a desenvolver o que há de melhor em você, liberte todo o seu potencial alcance seus objetivos e consequetemente, o sucesso.

¹ CAROL S. DWECK, PH.D.,é considerada uma das maiores especialistas do mundo nos campos da personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento. Foi professora da Universidade Columbia e atualmente leciona na Universidade Stanford, além de fazer parte da Academia Americana de Artes e Ciências.

² Howard Gardner, Extraordinary Minds. Nova York: Basic Books, 1997. [Ed. bras.: Mentes extraordinárias. Rio de Janeiro: Rocco,1999.]

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
Envie-nos seu Feedback
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigada pelo envio!

Marque uma sessão Gratuita

Suas informações foram enviadas com sucesso!