Foco

banner-1235602_1920.jpg

Hoje abordaremos um assunto, muito interessante que nos convida a uma reflexão. O Foco.

 

Palavra que está inserida em várias situações do cotidiano, porém, em todas encontramos algo em comum, qual seja: objetivo, convergência, centro, visão, determinando o Ponto.

Faz-se necessário destacarmos, os significados encontrados no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa - Michaellis¹

Foco -sm

1- Física- Ponto para onde converge, ou de onde diverge, um feixe de ondas eletromagnéticas ou sonoras.

2- Física- Ponto para onde convergem, ou de onde divergem, os raios de luz paralelos, depois de atravessar uma lente ou depois de refletidos em um espelho esférico: “Penso que estou solto de tudo, que a cidade me espera, mas quando ensaio a retirada, umas garras penetram meu braço e arrastam-me de volta ao foco de luz” (CB).

3-Figurativo-  Ponto para o qual converge alguma coisa; ponto de convergência: No debate de hoje, o foco será como controlar o aumento da inflação.

4- Figurativo-  Ponto central de onde provém ou emana alguma coisa; centro: “Os militares abririam o regime lenta, gradual e seguramente, mas precisariam de tempo para que fosse feita uma ‘limpeza no terreno’, extinguindo os principais focos da subversão e mesmo da Oposição” (CA).

5- Medicina-Ponto principal, no organismo ou em uma área geográfica, onde se localiza uma doença e de onde ela se propaga: Parece-nos que o foco da meningite está no Nordeste.

6- Fogacho -  que se acende durante a noite para servir de orientação às embarcações no mar; facho, farol: Acho que estamos chegando; estou vendo um foco na ponta da praia.

7- Pequena luminária - formada por uma lâmpada de alta potência e por um refletor que concentra a luz em um feixe estreito e orientável; spot: “Por que está de pé, menina? – Eu… trocando a lâmpada. – O foco queimou? – Agora mesmo. – […] Pegue um foco na despensa” (DT).

8- Figurativo -  Ponto de convergência; centro: A atriz foi o foco dos olhares de todos os presentes.

9- Teatro -  Ponto de concentração da luz que ilumina o local do palco onde se desenrola uma cena ou outra ação qualquer: O foco agora deve incidir sobre o casal de idosos.

Um dos grandes requisitos para se atingir metas e consequentemente alcançar resultados positivos -  é o foco.

O Coaching considera imprescindível, ter e manter o foco, especialmente para a superação de obstáculos.

Portanto, nesse artigo vamos atentar para esse ponto importantíssimo que merece destaque e atenção, o nosso foco mental.

 

Mas o que é ter foco?

E, manter o foco?

adult-blur-bokeh-712786.jpg

Ter foco é direcionar a visão para um objetivo bem definido, canalizando naquilo que se busca, como o ponto convergente.

Durante nossa existência, habitualmente focalizamos apenas uma parte do que está acontecendo a nossa volta.

É uma visão extremamente restrita, porém, necessária, uma vez que nosso cérebro não tem como comportar tantos acontecimentos, por essa razão, não consegue prestar atenção em tudo.

 

São ilimitadas informações acontecendo a nossa volta que nosso cérebro fica processando incessantemente.Com tantas informações inevitavelmente direcionamos nosso cérebro para coisas e situações que não acrescentam muito ou quase nada as nossas vidas. Coisa que não queremos e até coisa que não estão dando muito certo.

Com isso acumulamos muito lixo mental, E o resultado é que, passamos a pensar que a vida é sofrimento. Mesmo que a situação ou a vida esteja boa, sempre pensamos que algo não vai bem.

Ao contrário disso, ainda que seja o inverso, de que algo não vai bem, devemos direcionar nosso foco e nos concentrar em algo bom, para as coisas que realmente nos interessam e geram resultados efetivos.

Como direcionar e manter o FOCO?

soul-623424_1920.jpg

Para controlar o foco, inicialmente devemos: sair do piloto automático, observando que somente mudar o pensamento do negativo para o positivo não surtirá o efeito desejado, pois, quando nos concentramos para gerar pensamento positivos, quase sempre reagimos negativamente. 

Isso é inevitável, pois, estamos o tempo todo filtrando, avaliando, julgando, ponderando, escolhendo. A forma de avaliar coisas é o que determina, como e o que, focalizaremos.

Para tanto devemos nos questionar. Elaborar perguntas a nós mesmos, essa atitude é de grande importância para focarmos nas coisas certas e eliminarmos o que não faz sentido.

Perceba que nossa qualidade de vida está diretamente ligada à disposição das perguntas que fazemo-nos diariamente, seja de forma consciente ou não. Para direcionarmos o nosso foco de forma precisa, é necessário um questionamento com perguntas fortalecedoras, tais como:

Como posso ser tão sortudo (a) de ter … na minha vida?

Por que tudo sempre dá certo para mim?

Como eu posso mudar isso e aproveitar o processo?

 

O que estou disposto a fazer para que fique do jeito que quero?

Então...Fez sentido para você esse artigo?

Preparado (a) para mudar o foco e consequentemente encontrar respostas que conduz ao sucesso?

Quer mergulhar mais nesse universo?

Entre em contato!

Gratidão.

CONTATO
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
Envie-nos seu Feedback
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigada pelo envio!

Voltar ao Topo

Marque uma sessão Gratuita

Suas informações foram enviadas com sucesso!